Espírita, você tem fome de que?

Atualizado: Mai 19

Elton Rodrigues



Bem-aventurados vós, que sois pobres, porque vosso é o reino dos céus. – Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. – Ditosos sois, vós que agora chorais, porque rireis. (LUCAS, 6:20 e 21) Mas, ai de vós, ricos! que tendes no mundo a vossa consolação. – Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome. – Ai de vós que agora rides, porque sereis constrangidos a gemer e a chorar. (LUCAS, 6:24 e 25)


O silêncio por grande parte do movimento espírita, perante os absurdos cometidos pelo governo de Jair Bolsonaro, é inconcebível! Em verdade, o apoio de espíritas pela candidatura e vitória desse – e tudo que ele representa - já era algo estapafúrdico, quando analisado, até mesmo, por companheiros de outras denominações religiosas e filosóficas: “como alguém que defende tão fortemente o raciocínio crítico, a caridade, o amor e o respeito ao próximo pode apoiar alguém que representa a antítese desses fundamentos tão preciosos?”, diziam eles. “Não sei”, eu respondia.


Em 19 de julho de 2019, Jair Bolsonaro afirmou: "Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem. Aí eu concordo. Agora, passar fome, não" [1], demonstrando, no mínimo, total desconhecimento acerca do seu próprio povo. Porém, não me parece que esse discurso seja mais um que indique suas limitadas capacidades, como tantos outros que já foram proferidos por esse obtuso. Essa fala era uma resposta às perguntas sobre o que o governo estava fazendo para diminuir a desigualdade no país.




Uma pessoa minimamente preocupada com o povo – ainda mais de uma pessoa que se diz cristã – planejaria formas diversas para que os esquecidos e subalternos de todos os rincões desse país pudessem, de alguma forma, atingir uma vida digna. E a primeira atitude digna de um dirigente é procurar informações precisas. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que a fome ainda não foi erradicada do Brasil. Segundo a última pesquisa do órgão sobre o tema, de 2013, 3,6% dos brasileiros têm insegurança alimentar grave. O índice correspondia a 7,2 milhões de pessoas no ano da pesquisa. Na definição do IBGE, em domicílios com insegurança alimentar grave, pode-se "passar pela privação de alimentos, podendo chegar à sua expressão mais grave, a fome" [2].

Por outro lado, Bolsonaro e seus aduladores não estão ensimesmados com tais questões. E é por isso que ele complementa, dizendo que o Brasil é um país privilegiado e que o que os poderes Executivo e Legislativo podem fazer "é facilitar a vida do empreendedor, de quem quer produzir, e não fazer esse discurso voltado para a massa da população, porque o voto tem o mesmo peso" [1]. Além de Bolsonaro não responder sobre os mais sofridos desse país, ele afirma que a atenção deve voltar-se para os que já são privilegiados!


Meus irmãos e minhas irmãs, se a distribuição de renda e as condições básicas de subsistência nos grandes centros são caóticas, pior fica nos remotos municípios do nosso grande Brasil. Quando a ideologia cega e embota a empatia para com a dor alheia, companheiros e companheiras, precisamos estar atentos ao sinal de alerta, com o risco, se não mudarmos de postura, de endurecer vigorosamente o nosso coração já tão cansado de arrependimentos e ódios surdos.


Espírita apoiador desse governo, o que você busca, o que você quer? O que te faz ignorar os absurdos promovidos no sentido dos que já nada têm?


É chegada a hora de falarmos sobre justiça social, de política, de atuação direta com os esquecidos, de preconceitos, de tabus inúmeros que persistem em nosso movimento. ´

É chegada a hora de abafarmos a hipocrisia do “homem de bem” e lutarmos para agirmos como o Homem de Bem, do Evangelho Segundo o Espiritismo [3].

Espírita, é chegada a hora de mudarmos o paradigma desse movimento morno e insosso.

Quantas outras revelações precisaremos para aprendermos o básico sobre o amor e a fraternidade?

Espírita, você tem fome de que?


Referências

[1]https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/07/19/falar-que-se-passa-fome-no-brasil-e-uma-grande-mentira-diz-bolsonaro.htm (acessado em 23.07.19)


[2]https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49039151 (acessado em 23.07.19)


[3] O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XVII, Sede Perfeitos, O Homem de Bem.


Texto publicado em 2 de agosto de 2019, no Jornal Crítica Espírita

0 visualização

© 2020 por Puebla